Inscrições abertas para o XLIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil




A vice-presidente do IRIB para o Estado da Bahia, Marivanda deSouza, destaca a importância da participação dos registradores imobiliários no evento

O IRIB já abriu as inscrições para o XLIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que será realizado na cidade de Salvador, de 26 a 30 setembro. Interessados podem se inscrever pelo portal do Instituto – www.irib.org.br, com tarifas diferenciadas para associados ao Instituto e à Anoreg-BA. O pré-bloqueio de apartamentos para os congressistas no hotel que será sediado o evento – Deville Prime, é apenas até o dia 29 de julho.

A vice-presidente do IRIB para o Estado da Bahia e registradora de imóveis em Salvador, Marivanda de Souza, concedeu entrevista ao IRIB, onde destaca a importância da promoção do Encontro Nacional em Salvador, e convida a todos os registradores imobiliários, em especial os baianos, a participarem do evento, que irá discutir temas importantes para a classe, tais como registro eletrônico, princípio da concentração da matrícula e usucapião extrajudicial.

Qual é a situação do cartórios de Registro de Imóveis no Estado da Bahia? Por que é importante a promoção de um Encontro Nacional do IRIB no estado?

Os cartórios na Bahia foram privatizados em março de 2012, mas a maior parte ainda não conta com delegatários, mantendo-se sob a administração do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Então, a realidade enfrentada hoje é de um serviço registral privatizado que caminha com alguns entraves. Com efeito, a Bahia ainda está se ajustando ao novo modelo de prestação de serviços, onde o grupo de delegatários busca prestar a cada dia um serviço melhor e mais seguro aos contribuintes, sempre no afã de se aprimorar nos encontros, e elucidar dúvidas com os grandes professores e registradores de outros estados, que já exercem a delegação há anos, tendo muita experiência para transmitir. O Encontro aqui será de extrema importância para os baianos, para que tenhamos acesso mais facilitado às informações mais recentes ocorridas no Brasil, ampliando o conhecimento de todos, desde os donos dos imóveis interessados, corretores até os operadores do Direito, que militam na área de Registro de Imóveis, sejam advogados, juízes, promotores, defensores públicos, notários, e, é claro, os registradores de imobiliários.

Quais são as suas expectativas com o Encontro?

Espero que o maior número possível de pessoas que militam na área imobiliária na Bahia compareça ao evento, no intuito de ampliar os conceitos locais, pois a oportunidade é excelente não apenas pelas palestras, mas também pelas sessões do “Pinga-Fogo”. Acredito que o evento irá contribuir para o ingresso da Bahia no mundo do registro eletrônico, com todo respaldo e segurança jurídica de que estará atuando em conformidade com as demais regiões brasileiras, e de acordo com os entendimentos de grandes líderes a nível nacional, professores estudiosos das matérias de Registros de Imóveis.

Qual é a importância da participação dos registradores baianos no evento?

Os registradores de imóveis baianos terão uma oportunidade ímpar de fortalecer o segmento na Bahia, com mais união entre os registradores, favorecendo o comparecimento não apenas dos delegatários, mas também dos servidores públicos que hoje respondem pelos cartórios que estão sob a administração do Tribunal de Justiça. Há, ainda, os futuros delegatários desaas serventias, hoje concursandos (o concurso público para preenchimento das vagas de oficiais delegatários está em andamento), o que culminará na padronização de procedimentos efetiva dentro do Estado da Bahia, em consonância com as demais regiões do Brasil, especialmente nas recentes demandas eletrônicas voltadas para os Registros de Imóveis, ganhando com isso não apenas os registradores, mas a sociedade como um todo.

Informações

Fonte: IRIB | 15/07/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>