Certidões de nascimento terão Registro de Identidade Civil no Rio de Janeiro


  
 

Projeto inédito no país foi lançado, na quinta-feira (14-7), pelo Detran

Os recém-nascidos do Rio de Janeiro terão o número da identidade em suas certidões de nascimento. O dado será emitido pelo Detran, em parceria com a seção estadual da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e a Coordenadoria Geral da Justiça. A iniciativa é inédita no país e o projeto-piloto foi lançado na maternidade Perinatal, em Laranjeiras.

Com a medida, a certidão de nascimento terá a identificação civil e o CPF, que já era incluído no documento. Pelo convênio, os bancos de dados do Detran e da Arpen estarão integrados para que os cartórios informem os dados do bebê e gerem um pré-registro de identificação civil. No futuro, quando for solicitado o documento de identidade da criança, as informações dela já estarão no sistema do Detran.

– O convênio faz parte dos nossos projetos para erradicar o subregistro de crianças no estado. Com a identificação civil, esses bebês estarão no nosso banco de dados. Depois, os pais poderão fazer a carteira de identidade deles com essa nova certidão de nascimento. Hoje, a burocracia está à disposição do bebê – explicou o diretor de Identificação do Detran, Márcio Bahiense.

Pai da pequena Maria, Arthur Pimentel Diogo foi o primeiro a receber a nova certidão, já com o número de identificação da filha, e aprovou o projeto.

– Esta iniciativa é muito importante porque os nossos filhos já nascerão com todo este cadastro. E se for para toda a rede pública, será mais importante ainda para que não haja crianças à margem da sociedade por falta deste registro – disse Arthur.

Novo Cidadão beneficia 20 mil bebês

O projeto faz parte do rol de ações do Detran no campo da identificação civil, que já conta com o Novo Cidadão, lançado há dois anos. Por meio do programa as maternidades conveniadas já emitem a carteira de identidade dos recém-nascidos. O Novo Cidadão atende a oito maternidades públicas estaduais, a outras duas da Secretaria de Saúde do Rio e a unidades particulares cadastradas no SUS com mais de 100 partos por mês. Cerca de 20 mil bebês foram beneficiados.

Fonte: Arpen – Brasil – Detran | 15/07/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.