OS INTERESSES GERENCIAM O MUNDO – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

A frase do título é da atleta israelense, Esther Roth-Shahamorov, que escapou ilesa do ataque terrorista do Setembro Negro nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Depois do atentado, a delegação de Israel retornou para casa, com os corpos de onze atletas no bagageiro do avião, enquanto a competição prosseguia com os atletas das outras nações. Os interesses gerenciam o mundo!

O mundo não mudou. Hoje, continuamos assistindo passivamente o noticiário que apresenta imagens assustadoras, como as dos refugiados desamparados, de mortos em atentados e de vítimas de catástrofes. E tocamos a vida normalmente porque o problema não é nosso. Na hora, o retrato da tragédia causa algum impacto. Depois, comemos, bebemos, trabalhamos e dormimos como se nada tivesse acontecido, afinal, pensamos nós, graças a Deus o meu filho não estava no ônibus da Mogi-Bertioga, no clube gay de Orlando, no Bataclan, em Paris, nem no Aeroporto de Istambul.

Poderia ser diferente. O anseio de muitos é de que o amor pode gerenciar o mundo. Deus também gostaria de ver o amor prevalecer. Quem garimpar vai encontrar alguns exemplos simples, como o do engenheiro Guilherme, casado com Juliana, acometida de uma síndrome degenerativa que se manifestou durante a gravidez. O casal de São José dos Campos-SP é fascinado por montanhismo. E o engenheiro, juntamente com um amigo, Hildebrando, construiu uma cadeira de rodas especialmente projetada para levar Juliana ao topo da montanha e respirar o ar puro que desce do céu. A cadeira foi batizada com o nome de Juliete e no último 12 de junho, Dia dos Namorados, Guilherme e Juliana escalaram o Maciço das Pratelerias, no Parque Nacional de Itatiaia (a reportagem – Juliete sobe a montanha – foi publicada no jornal O Estadão de 26/06/2016). Venceu o amor!

Não podemos nos iludir com falsas expectativas acerca do curso da História. Jesus de Nazaré anunciou que no final dos tempos o amor se esfriará e isso é um indício de que a sua volta está próxima (Mateus 24). A tendência é cada um correr atrás dos seus próprios interesses. Mas sempre existirão ilhas de amor que resistirão à vida de completo egoísmo. É difícil cumprir o mandamento de amar o próximo como a si mesmo, assim como é difícil viver uma só carne com o cônjuge. No entanto, Deus escolhe as coisas simples para nos despertar. O exemplo de Guilherme, Juliana e Hildebrando deve servir de encorajamento para todos nós. Um dia Jesus voltará para buscar aqueles que nele creem e confessam o seu nome como Salvador de pecadores. Se você ainda não tomou a decisão de entregar a vida a Cristo, faça uma reflexão à luz do texto de João 3;16-18.  Até a volta do Senhor, aquele que já tomou posse da salvação estabelecida na cruz do Calvário e foi alcançado pela graça salvadora de Jesus, deve, ainda que por simples gratidão, empenhar-se para fazer de sua vida uma ilha de amor neste mar de insensibilidade. Tem misericórdia de nós Senhor! Capacita-nos a amar o próximo.

____________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. OS INTERESSES GERENCIAM O MUNDO. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 120/2016, de 29/06/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/06/29/os-interesses-gerenciam-o-mundo-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.