CERTIDÕES DO SITE REGISTROCIVIL.ORG JÁ PODEM SER MATERIALIZADAS NO CARTÓRIO MAIS PRÓXIMO


  
 

A partir desta terça-feira (17.05), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) libera uma nova funcionalidade aos cartórios vinculados à Central de Informações do Registro Civil (CRC). Certidões solicitadas pelo portal RegistroCivil.Org (www.registrocivil.org.br) já podem ser materializadas e retiradas no cartório de escolha do usuário solicitante.

A partir de agora, quando o usuário realizar a solicitação da 2ª via de sua certidão de nascimento, casamento ou óbito pelo Portal RegistroCivil.Org, terá a opção de retirar o documento materializado no cartório mais próximo, além de receber pelos Correios, opção esta que já existia.

A novidade vale para os Estados Interligados: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.

A ferramenta traz mais agilidade para a população, visto que o prazo para envio das informações do registro é de apenas 5 dias e o prazo dos Correios é maior. Dependendo da localidade, pode sair mais barato também pagar a materialização do que o envio para o domicílio.

Para os cartórios interligados, não há praticamente nenhuma mudança. Basta continuarem entrando na CRC e verificando seu “Inbox”. Na área de pendências, haverá uma nova caixa com o nome “Certidões via Internet”, onde é possível verificar as pendências de certidões solicitadas via internet para serem enviadas e as certidões a serem materializadas.

O procedimento para envio de informações e materialização é o mesmo utilizado para a emissão de certidões eletrônicas interestaduais.

Confira abaixo o novo layout do Inbox:

Fonte: Arpen/SP | 17/05/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.