TJ/RR: Cartório de Boa Vista passa a emitir CPF na certidão de nascimento




O Cartório do 1º Ofício de Boa Vista, localizado na avenida Ville Roy, Centro, passou a emitir desde terça-feira (10) o Cadastro de Pessoa Física (CPF) na certidão de nascimento das crianças. A ação conta com a parceria da Receita Federal. A corregedora-geral de Justiça de Roraima, desembargadora Tânia Vasconelos Dias, participou da solenidade de assinatura do acordo.

Segundo Tânia trata-se de um processo de aperfeiçoamento da cidadania. “É um documento que identifica o cidadão e que diz respeito à vida dele. A partir de agora, aquele que nasce já tem o seu CPF, cujo número vai acompanhá-lo para sempre, facilitando a vida do indivíduo. O Cartório e a Receita Federal ganham com essa parceria, assim como a população, que ganha um serviço de primeira linha”, destacou.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, afirmou que a ação traz uma grande facilidade à sociedade. “Após o nascimento da criança, os pais já adquirem o número do CPF dela, o que é uma vantagem”.

Conforme Rubim, outro tópico importante é quanto à confiabilidade do sistema na inscrição do documento. “O que significa que, a partir de hoje, diminui consideravelmente a possibilidade de ocorrerem fraudes, que eram tentadas com número do CPF. Ou seja, é mais um ganho”, complementou.

O administrador do Cartório do 1º Ofício, o tabelião Joziel Loureiro, disse que o sentimento é de alegria. “É gratificante poder prestar mais um serviço à população e mostrar que as instituições, quando trabalham em parceria, trazem ganho à sociedade. Hoje os nossos bebês estão mais protegidos e aptos a receberem benefícios. Além de evitar fraudes e homônimos, facilitando a vida dos pais. Logo, todos nós ganhamos com essa ação”, afirmou.

Fonte: TJ/RR – com informações do Jornal Folha de Boa Vista | 11/05/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>