Sustentabilidade é alternativa para cartórios reduzirem custos e terem mais lucros




O tema foi debatido em um treinamento realizado no dia 12.03, pela Anoreg-MT

No sábado (12/03) foi realizado o último treinamento do Programa de Gestão em Excelência dos Serviços Notariais e Registrais de Mato Grosso (PEGSNR-MT) com o curso “Sustentabilidade e como reduzir custos nos serviços notariais e registrais de MT” no Centro Sebrae/MT de Sustentabilidade, em Cuiabá/MT.

O tema ministrado pela gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Souza, teve o objetivo de orientar como as serventias podem reduzir custos com medidas sustentáveis.

Na oportunidade, a palestrante explica as soluções, conteúdos e metodologias que o Sebrae/MT oferece aos empresários para que compreendam o assunto e quando colocado em prática, a redução dos custos nos negócios se tornam mais competitivos.

“São oito anos que trabalhamos com essa temática em Mato Grosso, são vários exemplos dos casos empresariais onde eles colocam práticas de eficiência energética, energia solar, implantaram as plantas fotovoltaicas, assim como clientes de lavanderias, lava-jatos que fazem reuso da agua e com isso faz com que os preços deles diminuem e eles têm um mercado maior”. Comenta sobre empresas conseguiram ter mais lucros com tais práticas.

Para reduzir custos deve eliminar desperdícios de luz em bares e restaurantes, eficiência energética, saber usar bem a energia para não pagar o que não necessita a minimização de materiais dentro dos processos produtivos, são exemplos de práticas que o empresário lucrar mais.

Suenia explica que as mesmas soluções podem ser utilizadas nos cartórios, principalmente na questão do uso de papel. “Os cartórios usam energia elétrica, água, eles tem muito material envolvidos nos seus processos do dia a dia, muito papel e proposta é que possa entender como fazer para diminuir os custos desses processos”. Reforça ainda que uma das soluções é incentivar os clientes a utilizarem os processos da forma digital.

Após a palestra teórica, os participantes realizam a aula prática, conhecendo as estações no Centro Sebrae de Sustentabilidade, como a forma de economizar água, reutilização da água de chuva, descarte de canetas, e economia de energia.  A unidade é referência nacional e recebe cerca de 10 mil visitantes por ano, sendo muitos estrangeiros.

Os programas de qualidade tem o intuito à melhoria da gestão dos cartórios, culminando em maior eficiência e mais agilidade no atendimento ao público. Entre suas etapas, são realizados treinamentos e seminários que buscam demonstrar ações que qualificam os serviços notariais de maneira contínua.

Maria Aparecida Bianchin Pacheco, presidente da Anoreg-MT, também participou do curso e ressalta que o PEGSNR-MT é importante para que as serventias se atualizem e consigam a certificação de qualidade. E, diante do dia de aprendizado, a próxima etapa é levar aos titulares dos cartórios projetos e propostas para a implantação de ações sustentáveis nas serventias. “Fechamos o último treinamento do PEGSNR  com chave de ouro. Agradeço à todos pela participação nesse e em outros cursos que foram realizados”.

Kelten Aparecida, segunda tabeliã substituta do cartório Xavier de Matos, saiu do curso com a consciência de levar um valor social como ajuda para a sociedade e como economizar os custos no cartório. “Não tinha ideia de como isso era importante, por exemplo, como faz a diferença economizar com a redução de impressão de papel. Quanto ao centro de sustentabilidade eu achei lindo e aconchegante, parabenizo a Anoreg-MT por essa oportunidade”.

Suenia orienta que é importante a empresa precisa ter comprometimento, construir objetivos e mostrar os resultados na qualidade. “Orientamos que a empresa interessada nos procure, nos temos vários tipos de soluções e metodologias nas áreas de energia, na área de gestão ambiental, na área construções sustentáveis especialmente na implantação de energia solar por conta dos custos”. Finaliza dizendo que a Sustentabilidade é qualidade de vida.

Fonte: Arpen – Brasil | 14/03/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>