REGISTRADORES CIVIS REÚNEM-SE COM JUIZ CORREGEDOR DA CAPITAL


  
 

Juiz Marcelo Benacchio participou de encontro que teve como objetivo estreitar o canal de comunicação entre registradores civis e a 2ª Vara de Registros Públicos.

O juiz titular da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital, Marcelo Benacchio, reuniu-se nesta sexta-feira (26.02) com os registradores civis da cidade de São Paulo para debater alguns temas recorrentes da atividade. Do encontro, que aconteceu na sede da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), também participaram as juízas Letícia Fraga Benitez e Renata Pinto Lima Zanetta.

Ademar Custódio, vice-presidente da Arpen-SP, deu as boas-vindas aos mais de 60 participantes agradecendo a disponibilidade do juiz em dialogar com os registradores. Monete Hipólito Serra, presidente da Associação e Oficiala do Registro Civil do Jaraguá – Distrito da Capital, explicou que intuito do encontro era ter conversa informal, uma troca de experiências entre a 2ª Vara e os cartórios. “Espero que isso possa se repetir outras vezes”, ressaltou a presidente.

O juiz Marcelo Benacchio iniciou a conversa dizendo-se honrado em estar na Arpen-SP. “Me parece que o juiz corregedor também tem dever de prestar contas de sua atuação, quero manter esse canal de comunicação sempre aberto”, explicou.

Ao longo do encontro foram apresentadas situações do cotidiano dos cartórios e também decisões da 2ª Vara, como as gratuidades, a paternidade socioafetiva, o atendimento às pessoas com deficiência, a reprodução assistida, a responsabilidade civil, entre muitos outros temas.

Segundo Benacchio, não há “pretensão de impor nenhum entendimento, estamos abertos a qualquer questionamento”, disse. “Educar-se é ter uma vaga noção da nossa ignorância”, completou. O juiz também destacou que em casos de dúvida, não hesita em ligar para os Oficiais e solicitar auxílio para entender os casos sobre os quais lhe cabe decidir. “Não tenho números exatos, mas arquivo quase 90% dos processos”, destacou.

Por fim, Benacchio agradeceu a oportunidade e disse que comparecerá à Associação “quantas vezes for convidado e tiver disponibilidade de agenda”. “As portas da 2ª Vara estão sempre abertas e não tenho problema de conviver com as opiniões diversas”, concluiu.

Fonte: Arpen – SP | 29/02/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.