TJ/SC: Núcleo IV da CGJ conclui correições em 100% das serventias extrajudiciais do Estado


  
 

O Núcleo IV ¿ Serventias Extrajudiciais da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina concluiu na semana passada a meta de realizar correições em todas as 584 serventias extrajudiciais do Estado, entre cartórios de registro civil, de imóveis e de notas. Juntos, são responsáveis por mais de 25 milhões de atos notariais e de registro por ano.A meta foi estipulada no início da atual gestão e previa a realização dos trabalhos ao longo dos dois últimos anos.

Para isso, envolveu esforço concentrado da equipe do Núcleo IV da Corregedoria, composta de 21 assessores correcionais. Neste período, todas as nove regiões do Estado foram visitadas. Foi a primeira vez que o órgão realizou correições em todas as serventias notariais e registrais de Santa Catarina. Serventias que se encontravam há anos sem contato direto com o órgão regulador puderam contar com o auxílio da equipe de assessores correcionais, sobretudo para orientação a respeito dos procedimentos típicos da atividade extrajudicial. Mais do que punir ou censurar, este sempre foi o objetivo principal dos trabalhos de correição desenvolvidos no período.

O esforço concentrado nesses dois anos foi possível também pela utilização de ferramenta eletrônica de correição ¿ o Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação ¿, que, além de aproximar os responsáveis pelos cartórios mais longínquos do órgão de fiscalização, também contribuiu para a padronização de procedimentos cartoriais em todo o Estado. Após a obtenção do expressivo resultado, a equipe do Núcleo IV da Corregedoria já trabalha no planejamento de inspeções para os próximos anos, baseado na estatística das correições recentemente realizadas.

Fonte: TJ/SC | 10/12/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.