Cartórios da Bahia melhoram serviços e recebem certificações de qualidade


  
 

Em 2012 e 2013, durante a solenidade do Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro que ocorre anualmente o 1º e o 3º Tabelionatos de Protesto de Títulos de Salvador,   foram  reconhecidos como cartórios modelos em gestão e na prestação de serviços, com premiação modalidade OURO e PRATA, respectivamente nos dois anos e em 2014, entre 82 cartórios extrajudiciais brasileiros de todos inscritos na auditoria, o 1º Tabelionato de Protesto de Títulos de Salvador foi contemplado na modalidade OURO novamente e com os prêmios Prêmio Global Quality -Latin America Quality Institute – Ano: 2013 e Prêmio BR Quality Certification – Latin America Quality Institute – Ano: 2014.

Buscar a melhoria contínua de serviço e atendimento em um cartório não é uma tarefa fácil. É preciso alterar rotinas, melhorar os processos, diminuir desperdícios e criar uma nova cultura, o que demanda tempo, força de vontade de toda equipe e investimentos. E os cartórios que possuem Delegatários da Bahia têm investido na gestão da qualidade, tanto que a serventia 1º Tabelionato de Protesto de Salvador, recebeu nesse mês de setembro os certificados  ISO 9001 e da NBR 15906. A certificação estabelece os requisitos de sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir seus processos com qualidade e eficiência. Os serviços notariais e de registro são de grande importância para assegurarem a publicidade, a autenticidade e a eficácia dos atos jurídicos praticados.

Isso demonstra que a Bahia está no  caminho certo, buscando a melhoria nos serviços extrajudiciais  prestados,assim como no ambiente de trabalho, qualidade de vida dos colaboradores, padronização nos procedimentos operacionais, dentre outras ações implementadas,   e quem ganha é a sociedade comoo serviços de qualidade, a rapidez e segurança jurídica.

Os Certificados e prêmios mostram a busca e dedicação das serventias extrajudiciais com delegatários para melhoria dos serviços notariais  e de registro da Bahia, mesmo com um período curto de privatização, os cartórios baianos não estão deixando a desejar em comparação aos outros Estados do Brasil.

O 1º Tabelionato de Protesto de Títulos  e o 4º ofício de Protesto de Títulos de Salvador  estão inscritos no PQTA 2015 e esperam ser contemplados e reconhecidos pelo serviço de excelência que vêm prestando aos cidadãos. O Prêmio de Qualidade ANOREG BR – PQTA é apenas uma forma de reconhecer que o serviços notariais e de registro estão sendo prestados de melhor forma: com rapidez, qualidade satisfatória e eficiência adotando os requisitos exigidos pelo NBR 15906, e a auditoria é realizada por uma Certificadora  Portuguesa independente –  APCER.

Fonte: Anoreg/BR – ANOREG/BA | 20/10/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.