Amigos na brecha – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Amigo nunca desiste da amizade, por isso está sempre na brecha e em busca de oportunidades de encontros.

Ló e Abraão eram amigos e tocavam a vida juntos. Possuíam muitos rebanhos. Um dia as circunstâncias levaram os dois a se separar. Abraão permaneceu no campo, Ló foi para a grande cidade de sua época. A impressão que se tem é de que Ló foi perdendo o vínculo com Abraão, entretanto, Abraão nunca perdeu o vínculo de amizade com Ló. Abraão sempre esteve na brecha, sempre perto nas crises de Ló. Quando houve uma guerra de quatro contra cinco reis, Ló foi feito prisioneiro e levado cativo pelos vencedores. Lá estava Abraão, juntou trezentos homens e logo se encarregou de socorrer o amigo, vindo a resgatar Ló, a sua família e bens. Depois, uma nova crise se manifestou e Abraão teve de empreender uma verdadeira batalha espiritual em favor de Ló. Abraão soube que Deus iria destruir a cidade onde Ló morava e intercedeu para que Deus livrasse Ló e família da destruição de Sodoma. Deus atendeu ao apelo de Abraão. E quando Deus destruiu Sodoma e Gomorra, Abraão pôde observar à distância com a consciência tranquila. Vejamos o relato de Gênesis 19:27-29 – “Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor. E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha. Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia”.

Essa história de dois amigos pode nos levar a uma reflexão. Cabe fazer duas indagações: Por que Ló não procurou Abraão depois da destruição de Sodoma? Por que Abraão não procurou Ló? A Bíblia conta que Ló foi morar numa pequena cidade chamada Zoar, mas depois se refugiou numa caverna, onde cometeu incesto com as duas filhas. É possível que Ló tenha preferido isolar-se na caverna ao invés de procurar o amigo Abraão. Ló perdeu tudo; e como era muito rico, talvez tenha deixado a vergonha intimidá-lo para não procurar o amigo. Pobre Ló, preferiu o refúgio da caverna, em orgulho, quando poderia humildemente ter procurado Abraão, que certamente o teria ajudado a reconstruir a vida. E Abraão, por que não foi procurar Ló? A Bíblia não traz essa informação, mas acredito que Abraão tenha procurado Ló, porém, este, não se deixou encontrar. No refúgio da caverna, Ló se escondeu de Abraão e do mundo. No isolamento, piorou ainda mais a sua situação, oferecendo oportunidade para o incesto. E o que podemos aprender com a história de Ló e Abraão? Tenha em mente duas recomendações simples. Nunca deixe ou abandone o amigo fragilizado. E se você for o fragilizado, nunca se esconda dos seus verdadeiros amigos. Deixe-se encontrar. Deixe-se encontrar pelos amigos. Deixe-se encontrar por Jesus de Nazaré, o amigo fiel que deu a vida por pecadores como eu e você. O único que pode declarar que “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (João 15:13). Lembre-se: “Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o encontrar encontrou um tesouro” (Eclesiástico 6:14-15). Não abandone nem fuja dos seus amigos!

________________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. AMIGOS NA BRECHA. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0185/2015, de 05/10/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/10/05/amigos-na-brecha-amilton-alvares/  Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.