Arpen-SP lança oficialmente o Curso Online de Qualificação Registral 2.0




Vídeo-aulas expositivas gravadas por Registradores Civis sobre nove temas registrais já estão disponíveis gratuitamente a todos os associados para treinarem suas equipes. Apostilas e materiais didáticos já podem ser baixados diretamente na plataforma EAD. Assista a qualquer hora, em qualquer lugar!

Associados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) já podem se inscrever online para assistir aulas do Curso de Qualificação Registral 2.0, módulo totalmente online de cursos e treinamentos para prepostos que atuam nos cartórios paulistas. O material das aulas foi desenvolvido e produzido de maneira a facilitar o aprendizado e levar conhecimento sobre todos os atos realizados pelas serventias.

O curso será composto por 9 temas: Organização Administrativa – ministrado por Flávio Aparecido Rodrigues Gumieri (Registro Civil do 27° Subdistrito da Capital (Tatuapé), Autenticação e Reconhecimento de Firma ministrado por Antônio Cé Neto (consultor e professor), Óbito – Liana Varzella Mimary (Registro Civil do 20° Subdistrito da Capital (Jardim América), Nascimento – Leonardo Munari de Lima (Registro Civil do 2° Subdistrito de Ribeirão Preto), Casamento – Maurício Teixeira de Andrade (Registro Civil de Jumirim), Averbação e Anotação – Daniela Silva Mróz (Registro Civil do Distrito de São Mateus e Registro Civil de Jacareí), Livro Mercantil – Mateus Bresani Barbosa (Registro Civil de Catanduva), Procuração – Monete Hipólito Serra (Registro Civil do Distrito do Jaraguá – Capital), e Livro E – Carolina Moura de Almeida Bueno (Registro Civil de Ubatuba).

Para ter acesso às aulas é necessário que o Oficial se inscreva no sistema através do site ead.arpensp.org.br . Após o preenchimento com os dados do cartório e confirmação de inscrição, o Oficial receberá um e-mail de confirmação detalhando os próximos passos para acessar todo o conteúdo programado pelo Curso de Qualificação Registral 2.0. Os titulares ficarão responsáveis por disponibilizar acesso aos funcionários, indicando quais pessoas terão acesso às aulas e treinamentos.

Cada aula está dividida em módulos de 30 minutos de duração, com apostilas e materiais didáticos desenvolvidos por uma equipe de registradores para cada um dos temas. Com a disponibilização desta ferramenta de Ensino a Distancia (EAD), a Arpen-SP passa a proporcionar um canal rápido, barato e fácil para que os associados possam treinar e capacitar suas equipes profissionais, sem gastar com deslocamentos, por meio de treinamentos contínuos, com conteúdo atualizado e realizado pelos próprios Registradores Civis. A ferramenta permitirá ainda a abertura de um canal de debates e trocas de informações entre funcionários, Oficiais e professores.

Segundo o presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramim Júnior, o Registro Civil tem uma grande demanda por qualificação de mão de obra que pode ser sanada através do curso online. “Sabemos que a rotatividade de funcionários nas serventias é alta e que o treinamento é extremamente necessário. Pensando nisso, os cursos online vão auxiliar os Oficiais a treinarem os funcionários de forma prática”, disse Vendramim lembrando que as aulas online poupam gastos com deslocamento. “Além disso, tem a comodidade de poder assistir as aulas no horário que melhor se encaixe no cronograma diário de cada funcionário", completou.

O coordenador do Curso e Oficial de Registro Civil de Arthur Nogueira, Fernando Marchesan Rodini Luiz, destaca que a maior importância do projeto é qualificar os novos titulares, reciclar os antigos bem como os prepostos. “A aula online possibilita que todos possam ter acesso. Além disso, as pessoas podem assistir e participar do curso no conforto de casa”, disse. Flávio Aparecido Rodrigues Gumieri, professor do tema "Organização" afirma que cursos de capacitação devem ser constantes para evitar defasagem no atendimento à população. “Muitas vezes é o próprio Oficial quem treina seus funcionários e não possui um material nesse nível. É importante destacar que essas aulas poderão ser reutilizadas a qualquer tempo pelos cartórios. Nós, enquanto Oficiais, poderemos utilizar esse material, que já estará compilado para treinarmos os novos funcionários”, constatou.

Plataforma Moodle

A plataforma escolhida pela Arpen-SP para operacionalizar este meio online de conhecimento é o Moodle, a mais difundida no mundo. Trata-se de um software livre que se utilizada do ambiente virtual e permite a criação de cursos online, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. O programa está disponível em 75 línguas e conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

Além das vídeo-aulas expositivas, o canal EAD de treinamentos da Arpen-SP permitirá aos usuários baixarem apostilas e acompanhar os treinamentos em telas power point elaboradas pelos professores que darão os treinamentos. A ideia é integrar alunos e professores por meio de um canal de via dupla, onde os colaboradores também serão os estudantes, que podem enviar materiais complementares às aulas propostas.

A origem do Curso de Qualificação Registral

A ideia de qualificar e treinar funcionários virtualmente veio após a realização do projeto Qualificação Registral de 2009 – idealizado e efetivado ainda na gestão do ex-presidente Odélio Antônio de Lima e coordenado pela Oficiala Maria do Socorro Lima de Queiróz. Naquele ano, professores percorreram as 16 Diretorias Regionais, palestrando e ministrando aulas sobre os atos realizados nas serventias. O sucesso foi tanto – atingindo cerca de 90% das serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo – que a diretoria da Arpen-SP, junto aos seus colaboradores, vislumbraram a ampliação dessa rede de qualificação, desta vez em ambiente virtual.

Fonte : Assessoria de Imprensa da ARPEN/SP | 13/07/2013.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.