Consulta de registro de imóvel agora pode ser feita online




Fonte: Exame.com

Ferramenta voltada ao mercado imobiliário busca agilizar e aprimorar a segurança nas operações de financiamentos

São Paulo – A Serasa Experian apresentou nesta quinta-feira, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), uma ferramenta online voltada ao mercado imobiliário, buscando agilizar e aprimorar a segurança nas operações de financiamento.

A Central do Crédito Imobiliário irá unir em uma mesma plataforma informações do comprador, do construtor e do próprio imóvel, por meio da integração dos servidores da Serasa e dos Cartórios de Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.

"Essa solução garante a segurança jurídica e é o embrião de uma solução mais ampla –a criação do registro eletrônico de imóveis–, quando teremos mais informações disponíveis sobre a situação do imóvel", afirmou o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.

A central permitirá que qualquer matrícula de registro de imóvel seja visualizada online, em tempo real. Também será possível obter certidão digital e outros documentos de Cartórios de Registro de Imóveis em cerca de 15 minutos, também virtualmente.

O sistema indicará ainda a localização de imóveis ao fazer uma busca em todos os cartórios do Estado, identificará a relação de bens por CPF e permitirá o monitoramento das matrículas de imóveis, bastante utilizadas em contratos de locação.

Segundo o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, a ferramenta deve estar disponível a partir de 18 de abril.